Page Nav

HIDE

Grid

GRID_STYLE

O que é Engasgo?

O engasgo ocorre quando a traquéia é bloqueada por líquidos, alimentos ou qualquer tipo de objeto. A epiglote, uma espécie de porta da lari...










O engasgo ocorre quando a traquéia é bloqueada por líquidos, alimentos ou qualquer tipo de objeto. A epiglote, uma espécie de porta da laringe, se movimenta de acordo com a necessidade. A epiglote fica aberta para a passagem do ar até os pulmões, porém quando engolimos algo a epiglote fecha para impedir a entrada de alimentos pelo canal errado.



Dessa forma, quando a epiglote falha por qualquer motivo, o alimento ou o líquido é extraviado e segue pela laringe impedindo o ar de chegar até os pulmões. Quando isso ocorre, o organismo libera jatos de ar para expelir tal alimento.



Por apresentar riscos de vida, por provocar asfixia e sufocamento, o engasgo deve ser evitado. Se por acaso houver um engasgo é importante não estimular a pessoa engasgada a empurrar o objeto, é necessário tossir e induzir o vômito.



Obs: Se por acaso a pessoa apresentar pele arroxeada é sinal de que o engasgo está impedindo a passagem de ar, o que pode fazer com que essa tenha uma parada respiratória, um desmaio ou situações mais graves. Quando alguma coisa, que deveria descer pelas vias normais, pega o caminho errado e acaba indo pela traquéia e não pelo esôfago, a passagem de ar para o pulmão fica prejudicada, obstruída por esse objeto, alimento ou ainda reação alérgica, virótica e bacteriana. Se alguém coloca a mão no pescoço e começa a ficar vermelho, entra logo em pânico, apresentando dificuldades para respirar. Nesse caso o socorro deve ser rápido e urgente, já que possivelmente ele deve estar engasgado ou asfixiado. Os engasgos e as asfixias podem matar em cerca de três a quatro minutos pela falta de oxigenação no cérebro, caso as medidas certas não sejam tomadas imediatamente.